Conheça Marechal Cândido Rondon

Cidade

Marechal Cândido Rondon é uma cidade típica germânica onde os traços do povo e as construções enxaimel preservam a cultura europeia.

A ocupação do território local foi estimulada a partir das ações da Empresa Colonizadora, denominada Industrial Madeireira Rio Paraná S/A – Maripá, em meados dos anos cinquenta. A busca do alargamento da fronteira agrícola, aliada à proposta de exploração da erva mate, a policultura de subsistência, dentre outros fatores econômicos, foram determinantes à formação do núcleo populacional que deu origem ao município de Marechal Cândido Rondon.

A Companhia Colonizadora Maripá, além de explorar as riquezas vegetais presentes no território Oeste do Paraná, desmembrou o espaço em pequenas propriedades rurais e comercializou-as para colonos oriundos dos vizinhos Estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em 1953, a vila General Rondon passou a ser distrito de Toledo e, em 25 de julho de 1960, através de lei sancionada pelo então governador Moisés Lupion, passou à condição de município, recebendo o nome de Marechal Cândido Rondon. A emancipação política do município foi em 1960.

Cultura

Possui uma forte influência da cultura germânica, demonstrada na arquitetura e pelo idioma (alemão) ainda muito falado entre os mais velhos.

Portal da cidade: Além da festa realizada anualmente, a Oktoberfest, que somente perde em tamanho para a cidade de Blumenau.

Geografia

Sua população estimada em 2006 foi de aproximadamente 46.000 habitantes. Hoje estima-se que haja 50 299 habitantes, conforme estimativa de 2014 do IBGE. Rodovias BR - 163: Liga Mal. Cdo. Rondon a Guaíra e Norte do Brasil PR - 239: Liga Mal. Cdo. Rondon ao Lago de Itaipu PR - 467: Liga Mal. Cdo. Rondon a Toledo

Atrativos

Entre os atrativos turísticos e os aspectos culturais de Marechal Cândido Rondon, está a Oktoberfest, festa tradicional alemã, onde além de muito chopp e dança, é servido Café Colonial e pratos típicos germânicos. Outra festa gastronômica é a “Festa Nacional do Boi no Rolete”, que ocorre anualmente e faz parte das comemorações do aniversário da cidade. Feiras, exposições de orquídeas, festival de pratos típicos e café colonial são atratividades muito apreciadas pelos moradores e visitantes na Expo Rondon – Feira da Indústria e Comércio.

Nesta cidade, o visitante encontra belas orquídeas e atividades como o Rafting, o Turismo Rural, esportes náuticos e a pesca esportiva

Marechal Cândido Rondon
em números

Área748,003 km² [3]
População 50 299 hab. Censo IBGE/2010[4]
Densidade67,24 hab./km²
Altitude média420 m
ClimaSubtropical Cfa
Fuso horário UTC−3